quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DOR CIÁTICA

O que é Ciática?

Sinônimos: Dor no ciático, dor no nervo ciático

Ciática significa dor, fraqueza, dormência ou formigamento da perna. É causada por lesão ou pressão no nervo ciático. A ciática é um sintoma de outro problema médico, e não de uma doença em si.

Causas

A ciática ocorre quando há pressão do nervo isquiático ou dano a ele. O nervo começa na espinha inferior e desce pela parte posterior de cada perna. Esse nervo controla os músculos da parte posterior do joelho e da parte inferior da perna e dá sensibilidade à parte posterior da coxa, uma porção da perna e à sola do pé.

As causas comuns da ciática são:
·         Deslocamento de disco

·         Síndrome piriforme (um distúrbio da dor envolvendo o músculo piriforme nas nádegas)

·         Lesão ou fratura pélvica

·         Tumores

Exames

O médico realizará um exame físico. Isso pode mostrar:

·         Fraqueza ao dobrar o joelho ou ao movimentar os pés

·         Dificuldade de dobrar o pé para dentro ou para baixo

·         Reflexos anormais ou ausentes

·         Dor ao levantar a perna esticada para fora da maca

Os exames determinam as causas suspeitas. Normalmente, eles não são necessários a menos que a dor seja grave e dure por muito tempo. Eles podem incluir:

·         Exames de sangue

·         Raios X

·         Ressonâncias magnéticas ou outros exames de imagem

Sintomas de Ciática

A dor de ciática pode variar muito. Pode ser formigamento suave, dor surda ou sensação de queimação. Em alguns casos, a dor é tão forte que a pessoa não consegue se mexer.



Esquema mostra os locais que apresentam dor de ciática

A dor ocorre mais frequentemente de um só lado. Algumas pessoas sentem uma dor aguda em uma parte da perna ou do quadril e dormência em outras partes. A dor ou dormência também podem estar presentes na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. A perna afetada pode parecer mais fraca.

A dor em geral começa gradualmente. A dor de ciática pode piorar:

·         Depois de ficar em pé ou sentar

·         Durante a noite

·         Ao espirrar, tossir ou rir

·         Ao se dobrar para trás ou andar mais do que alguns metros, principalmente se for causada por estenose espinhal

Tratamento de Ciática

Como a ciática é um sintoma de outra doença, a causa subjacente deve ser identificada e tratada.

Saiba mais

·         Tire 12 dúvidas sobre dor no ciático

Em alguns casos, não é necessário tratamento, e a recuperação acontece espontaneamente.

O tratamento conservador é o melhor em muitos casos. Seu médico pode recomendar os seguintes passos para acalmar os sintomas e reduzir a inflamação.

·         Aplique calor ou gelo na área dolorida. Experimente gelo nas primeiras 48 a 72 horas, depois utilize calor.

·         Tome analgésicos de venda livre como ibuprofeno ou acetaminofeno Repouso não é recomendado. Reduza a atividade nos primeiros dias. Depois, retome lentamente suas atividades regulares. Evite levantar muito peso ou torcer as costas nas primeiras seis semanas após a dor ter iniciado. Após 2 a 3 semanas, você deve voltar a se exercitar. Isso deve incluir exercícios para fortalecer seu abdômen e melhorar a flexibilidade da sua coluna.

Consulte: Cuidando de suas costas em casa
Se as medidas caseiras não ajudarem, seu médico pode recomendar injeções para reduzir a inflamação ao redor do nervo. Outros medicamentos podem ser receitados para ajudar a reduzir as dores agudas associadas com a ciática.

Os exercícios fisioterápicos também podem ser recomendados. Os tratamentos adicionais dependem da doença que esteja provocando a ciática.

A dor nervosa é difícil de tratar. Se, atualmente, você tiver problemas com a dor, pode considerar uma consulta com um neurologista ou um especialista em dor para garantir que você tenha as mais amplas opções de tratamento.

Expectativas

Frequentemente, a ciática desaparece por conta própria. Entretanto, é comum que ela retorne.

Complicações possíveis

Complicações mais graves dependem da causa da ciática. Consulte:

·         Discos deslocados

·         Estenose espinhal

Prevenção

A prevenção varia de acordo com a causa do dano nervoso. Evite sentar ou deitar pressionando as nádegas por um longo tempo.

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!! GOSTEI MUITO DESSE BLOG, DE MUITA IMPORTANCIA E INFORMAÇÃO A TODA SOCIEDADE, NÃO SABIA DE MUITA COISA E AGORA TENHO OUTRA VISÃO.

    ResponderExcluir